O teatro como recurso lúdico para a formação de professores
Na tarde desta terça-feira (07) integrantes do TULS (Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul) realizaram uma apresentação da peça “Agora não Bernardo!” para professores da rede pública de ensino municipal de Virmond. Os educadores participam de um curso de formação na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), com professores da instituição.
A UFFS ofereceu aos professores de Virmond a primeira formação do ano letivo com foco na “Motivação dos professores” ministrado pelo professor Vitor de Moraes pela manhã e à tarde professora Crislaine Minuzzi Marcolina com o tema ” A importância do Lúdico na Aprendizagem”.
A peça teatral,”Agora não, Bernardo” baseada na obra do autor David L. McKee e Monica Stahel apresentava a falta de atenção que o menino Bernardo sofre em casa a ponto de ser devorado por um monstro, esse monstro comer e dormir se passando por Bernardo e os pais não perceberem. O desenvolvimento do trabalho realizado no curso é o de se perguntar quem é o monstro?
A sociedade, os traficantes, pessoas mal intencionadas são os monstros que as crianças encontram diariamente. O professor deve estar sempre atento aos riscos que os alunos correm se não tem a atenção necessária em casa.
A professora Luciana Grade, de Virmond, comenta que a reflexão a fez parar para analisar onde está o real problema. “Muitas vezes no pai e na mãe. O monstro toma conta da família e os pais não percebem. Isso nos faz pensar muito em nossos alunos”, comenta.
“Eu gostei muito da peça, achei educativa e traz informações que nos ajudam refletir como estamos educando nossos filhos. Qual tipo de filhos e alunos estamos colocando na sociedade”, disse Neocimar Passari, também professora.