Ônibus lilás volta à Laranjeiras durante a Expoagro 2017
O número de casos de violência contar a Mulher, em Laranjeiras do Sul, subiu de 543 em 2015, para 645 até outubro de 2016.
Uma das ofertas de serviços realizada pelo Paraná Cidadão, na última quinta e sexta-feira (17 e 18) no CAIC, em parceria entre Secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e prefeitura municipal, foi o atendimento, orientação e encaminhamento de casos de violência contra a mulher, pela equipe do Estado e pelo Conselho Municipal da Mulher de Laranjeiras do Sul.
Além deste, houve intermediação de vagas de emprego, emissão de documentos pessoais, inscrição nos cadastros de tarifa social de água e luz, orientação jurídica, do consumidor, trânsito, habitação e dos direitos humanos, ações de saúde e segurança, durante os dois dias.
A confirmação sobre a vinda pela segunda vez do Ônibus lilás, durante a Expoagro 2017, de 09 a 12 de março, foi dada pela vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher, Terezinha Ramos, que veio à Laranjeiras do Sul, durante o Paraná Cidadão e se surpreendeu, segundo ela, com a dedicação do Conselho da Mulher local, em ir além do atendimento e encaminhamento da violência já ocorrida. “Percebo que o conselho daqui está interessado em evitar que a violência aconteça, em prevenir, estendendo a conscientização para os homens também. E esse é o caminho que precisamos seguir”, comenta Terezinha.
O número de casos de violência contar a Mulher, em Laranjeiras do Sul, subiu de 543 em 2015, para 645 até outubro de 2016. “Mas este aumento está relacionado ao encorajamento e orientação que as mulheres vem recebendo, desde a criação do Conselho”, observa Ramos.
O Ônibus Lilás, é uma das frentes de combate à violência contra a mulher, colocada em prática durante o governo de Dilma Rousseff, tendo sido destinados uma média de dois para cada Estado, cujos índices de violência são elevados. A ideia é que um desses ônibus atenda também as áreas rurais. Mas disto ainda não se ouve falar no Paraná.