Os efeitos das tecnologias na promoção do conhecimento

Uma análise estatística da percepção de estudantes brasileiros de ensino médio sobre os efeitos do uso das tecnologias para a promoção do conhecimento, teve por finalidade compreender como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) vêm sendo utilizadas para facilitar ou potencializar a construção do conhecimento no processo de escolarização na atual sociedade global-informatizada.

Conforme um estudo realizado pelos pesquisadores Ivone Soares e Leandro de Carvalho, atual sociedade caracterizada pela difusão da informação e disseminação das novas tecnologias da informação e comunicação tem proporcionado configurações distintas na maneira de ressignificar o conhecimento no ambiente educacional no cenário brasileiro e europeu.

Nesse sentido, foi desenvolvida e aplicada uma pesquisa junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública, no interior de Pernambuco. A pesquisa tem por finalidade compreender como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação vêm sendo utilizadas para facilitar e/ou potencializar a construção do conhecimento no processo de escolarização na atual sociedade global-informatizada.

A pesquisa e suas hipoteses

A partir dos questionário aplicado, principalmente em relação ao acesso e a partir dele, o uso que os alunos fazem da Internet, o estudo sinaliza que: “na realidade, a utilização das tecnologias na educação pelos estudantes se caracteriza, frequentemente, por uma mistura do tradicional com o moderno, deixando evidente que falta muito para que estudantes da escola pública investigada coloquem-se como sujeitos críticos, co-partícipes, na construção do conhecimento.”

De acordo com os pesquisadores, no atual cenário, em que a manifesta sociedade do conhecimento, interessa discutir as possibilidades e implicações do aparecimento das NTIC para a ressignificação do conhecimento, o que corresponde a um desafio educacional. “É com especial atenção a este enfoque que se propõe compreender as implicações do uso das NTIC para a construção do saber no ambiente da escola pública brasileira em uma pequena cidade do interior de Pernambuco. Tal percepção nos conduz as seguintes inquietações: de que maneira o uso das NTIC, no cotidiano, tem contribuído para uma nova cultura de aprendizagem; e ainda, como estudantes de escola pública percebem a inserção das tecnologias no ambiente educacional?”, ressaltam, fundamentando que: “Conforme adverte Dowbor (2001), “as tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico” (DOWBOR, 2001, p. 01). O crescente uso das NTIC amplia e acompanha uma profunda mutação na relação com o conhecimento”.

Eles observam ainda que Ao prolongar determinadas capacidades cognitivas humanas (memória, imaginação, percepção), as tecnologias intelectuais com suporte digital redefinem seu alcance, seu significado, e algumas vezes até mesmo sua natureza. A instância básica e “estável” de socialização, a escola, tem sido reconvocada a reassumir o seu papel nuclear na implantação dos alicerces duradouros para a sociedade do futuro que já se faz presente.

A questão central

“Educar sempre foi e continua a ser uma tarefa “eminentemente social”. Como afirma Carvalho (2011, p. 4), “a escola é reconvocada a organizar seus ‘velhos/novos’ objetivos e aos professores repensar seu fazer pedagógico de maneira a ensinar aos alunos a avaliar e gerir, na prática, as informações que lhes acometem.” Este processo revela-se muito mais próximo da vida real do que os métodos tradicionais de transmissão do conhecimento.”?

 

Poupamos os leitores das interpretações de gráficos e questionários. No entanto o referido artigo pode ser acessado na íntegra em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/375.pdf

Conclusões provisórias dos autores

A sociedade contemporânea aponta para a necessidade de ajustar a educação ao novo cenário social que se configura. Com o advento tecnológico, cada vez mais coevo e necessário, parece-nos oportuno e significante somar esforços para ampliar e validar as discussões sobre as NTIC, visto posto a baixa implementação dessas no cenário educacional público brasileiro. Apesar das limitações da análise dos dados, retiramos algumas indicações capazes de apresentar um conjunto de reflexões sobre as questões da pesquisa. Diante da trajetória percorrida neste artigo, percebemos que o advento da Internet, apesar das suas potencialidades educativas, não mudou muito a maneira como o estudante constrói o conhecimento. Observamos, que a utilização do computador ligado à Internet, em contexto pedagógico, não tem sido tão frequente, assim como é reduzido o número de estudantes que recorre às NTIC, como auxiliar do processo de aprendizagem, criando estratégias centradas na resignificação do conhecimento. O computador continua a ser utilizado, na maior parte dos casos como mero instrumento repaginado para métodos antigos de reprodução do conhecimento. Na realidade, a utilização das TIC pelos estudantes se caracteriza, frequentemente, por uma mistura do tradicional com o moderno, deixando evidente que falta muito para que estudantes da escola pública investigada coloquem-se como sujeitos críticos capazes de atuar como copartícipes na construção de seu próprio conhecimento.

Acreditamos que as reflexões por ora apreciadas, saltam aos objetivos de diferentes pesquisadores em educação, pois entendemos que as ponderações feitas aqui se filiam em abordagem multidisciplinar complexa, que se esforça na articulação de perspectivas tecnológicas, epistemológicas, psicológicas e, fundamentalmente, contributos sociológicos, pois há necessidade de ampliar as discussões e análises para termos clareza sobre os motivos de resistências, acertos e fracassos, assim como conhecer cientificamente os desafios que enfrentamos na construção do saber nas escolas públicas frente ao cenário de tecnologização em que nos deparamos, para quem sabe, em um futuro próximo, traçarmos com maior propriedade caminhos possíveis a serem pensados e/ou seguidos.

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