Os métodos de ensino do colégio estadual do campo Iraci Salete Strozak
O colunista semanal de Comcafé, Alessandro Kominecki, é professor de Geografia, especialista em Educação do Campo e membro da APP-Sindicato núcleo de Laranjeiras do Sul. Atua como professor na rede estadual de ensino do Paraná.
Os ciclos de formação humana do colégio estadual do campo Iraci Salete Strozak, localizado em Rio Bonito do Iguaçu – PR garantem ao educando a permanência na escola, seu direito a educação e proporcionam ao mesmo obter uma relação entre o conhecimento adquirido na escola e sua relação com suas atividades diárias no campo. A partir desse diferencial de ensino o conhecimento científico que o estudante absorve no meio escolar desencadeia um sentido útil em sua vida, no qual o mesmo pode aplicar em benefício próprio no meio que está inserido.
Como consta no PPP (2009) do colégio Estadual Iraci Salete strozak os Ciclos de Formação Humana se fundamentam no processo de desenvolvimento humano numa temporalidade: Infância – Pré-adolescência – Adolescência – Juventude – Idade Adulta – Velhice. Cada período do desenvolvimento do educando é levado em consideração, observando seu processo de formação humana e seu desempenho ao longo de cada ciclo, tanto na questão de obtenção do conhecimento científico como também seu crescimento e preparação para a cidadania.
Após a cada ciclo de formação humana é verificado o desempenho dos estudantes, se o educando apresentou alguma dificuldade automaticamente passa a frequentar a classe intermediária (figura 02). Ou seja, o mesmo avança para o próximo ciclo, mas passa a frequentar em período contrário a classe intermediária, como forma de sanar as dificuldades que apresentou no decorrer do ciclo.
Para a consolidação do ciclo de formação humana se tem a seguinte estrutura e encaminhamentos metodológicos necessários, veja:
Sendo assim, são verificáveis na tabela acima os encaminhamentos necessários para a consolidação dos Ciclos de Formação Humana: a classe intermediária, os agrupamentos e reagrupamentos, um registro descritivo do desempenho escolar do educando (ao invés de quantitativo, ou seja, a nota), participação mais efetiva dos educandos e educadores durante todo processo, auto-organização dos estudantes na escola e os conselhos de classe participativo como parte do processo e forma avaliativa do rendimento do aluno, onde também é discutido o processo escolar como um todo, desde os métodos pedagógicos dos professores, desempenho da equipe pedagógica e administrativa.
Os educadores durante todo o período anual, ou melhor, após a cada método avaliativo registram qualitativamente o desempenho escolar e humano dos estudantes nos cadernos de avaliação ou nas pastas de acompanhamento que posteriormente serão discutidos e analisados nos conselhos de classe participativos.
Os reagrupamentos que ocorrem entre as diferentes idades no mesmo ciclo e entre os diversos ciclos, com intuito dos educadores poderem trabalhar as necessidades específicas do desenvolvimento de cada grupo, como vemos no PPP (2009) do colégio:
O processo de agrupar e re-agrupar os sujeitos na escola para aprender e se desenvolver colocam a escola em movimento, forja-se uma a onde não se cristaliza as possibilidades de viabilizar o aprendizado e o desenvolvimento de todos, o que inclui os profissionais da educação. Esta é uma escola que cria e re-cria espaços e tempos de aprender relações e conhecimentos (pag. 48)
Caso o estudante não tenha atingido os êxitos esperados no final de cada ciclo deverá participar em contraturno da classe intermediária, onde irá suprir todas as dificuldades acumuladas no decorrer do ciclo de formação humana. Porém, o educando avança o próximo ciclo, mas ao mesmo tempo frequenta a classe intermediária, que é dividida por áreas do conhecimento, como podemos verificar na tabela abaixo (figura 02).
A classe intermediária é composta por três grandes áreas do conhecimento: Área da Linguagem; Área de Ciências da Natureza e Matemática e Área das Ciências Sociais, sendo cinco horas/aula semanais a cada área do conhecimento. Os conteúdos trabalhados na classe intermediária estão de acordo com as dificuldades dos educandos relatados pelos educadores nos cadernos de avaliação (parecer) ou pasta de acompanhamento no decorrer do ciclo.
O conselho de classe participativo ocorre no final de cada semestre, onde é composto por várias instâncias da escola, com a presença dos educandos, dos pais e educadores do colégio. O conselho de classe participativo é o momento de avaliar o que foi desenvolvido durante todo o semestre, relatar o desempenho dos estudantes e possíveis sugestões ou diálogos no processo de ensino-aprendizagem. Contudo esse momento é destinado a encontrar possíveis falhas no rendimento dos alunos ou soluções para que obtenha-se no próximo período um maior rendimento escolar dos educandos com déficit de aprendizagem.
Um grande diferencial notável no colégio Iraci Salete Strozak é o sistema de ensino diferenciado, onde atende aos anseios de um coletivo. Os camponeses com suas resistências ao longo da história obtiveram grandes êxitos, mas um dos principais foi à garantia de uma educação de qualidade para seus filhos e próximas gerações, onde garantem a igualdade e o respeito a todos. A educação do campo aos povos do campo é reflexo da luta e das muitas resistências que tiveram que enfrentar para que também fossem cidadãos com direitos garantidos e autores de sua própria história.
“Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. ”
Augusto Cury
Referências:
PPP. Projeto Político Pedagógico. COLÉGIO ESTADUAL IRACI SALETE STROZAK, Ensino Fundamental, Médio e Normal. Assentamento MARCOS FREIRE, Rio Bonito do Iguaçu, PR, 2009.