Parabéns ao Col. Laranjeiras, pelo exemplo de preocupação com a saúde dos alunos e responsabilidade ambiental!
Preparando-se para receber os alunos, no volta às aulas 2019, a capina manual foi iniciada antes, com vistas a dar tempo do trabalho ser feito, assegurando a prevenção da saúde dos alunos e de toda a comunidade escolar, assim como a preservação do equilíbrio ambiental.
A limpeza manual que está sendo feita nos pátios e calçadas do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul, demonstra que embora, por razões obvias, pouco espaço seja dado na mídia, conscientizando sobre os males que o uso de venenos causa a saúde humana – tanto utilizados na agricultura convencional, como na capinagem urbana, inclusive em espaços públicos – há pessoas e coletivos que assimilam a realidade e mudam a história.
O feliz exemplo é relatado com admiração e respeito, por esta reportagem, que já mostrou capinagem química sendo feita nesta e em outras escolas, numa delas, inclusive, com os alunos em sala. O Colégio Laranjeiras é visto sempre como referência em diversos aspectos. Incentivo a leitura, pontualidade nos conteúdos pedagógicos, acolhimento das iniciativas da comunidade escolar e externa, valorização das iniciativas culturais como teatro, literatura, dança, música e esportes. Com mais esse exemplo, segue despontando nessa posição, reforçando ainda mais, a estima e valorização que já possui.
Em Laranjeiras do Sul, a administração pública sempre acolhe as denúncias e reforça que a prática é proibida por lei. Entretanto, a capinagem química, principalmente em lotes e quintais privados, é feita de forma irresponsável e desrespeitosa com quem vive no entorno.
Por isso mesmo, a grandiosidade da iniciativa da escola numa mudança de atitude e responsabilidade ambiental, deve ser debatida e valorizada pela comunidade escolar e externa.