PIMENTA COMCAFÉ – Coluna sobre a política de Laranjeiras do Sul e região
AUMENTO DE ATÉ 60% DOS VALORES DOS CARGOS, NA SURDINA
A ordem do dia da sessão da Câmara de Laranjeiras do Sul, da última segunda-feira (20), não trazia sequer a leitura do PL do executivo que previa aumento de até 60% nos cargos comissionados, que começam a ser preenchidos mais substancialmente, agora. Até mesmo os vereadores que inicialmente fizeram um discurso questionando a proposta do prefeito, a exemplo do vereador Jr. Gurtat, votaram favoravelmente. Ou seja, a afinação unânime do executivo com a Câmara de Laranjeiras do Sul, e sem oposição, é de assustar!
A LÁ FAROESTE, EM N. LARANJEIRAS, CADA UM USA SUA ARMA
Em época de eleição, nada é visto a parte. Por um lado, dizem as más línguas que Lineu usa a arma do Estado a seu favor, uma vez que o município passou a contar com a presença constante da PM. Por outro, o prefeito interino, ligado que é aos costumes da região, não abrindo mão de usar a própria e física arma, reforça a cultura do armamento, que aqui é ilegal mas acontece a luz do dia, tal qual o aborto, coisas que nos EUA são como o nosso feijão com arroz. Apenas questão legal, que aos aos olhos dos adeptos (maioria) não implica na moral.
PESQUISA APONTA BRAGA COM 8% NA FRENTE
Além de uma pesquisa, que os concorrentes, ora oposição, ora situação andaram fazendo em Nova Laranjeiras, Altamiro Braga é favorito com 8%, dizem os favorecidos pela mesma. Dizem ainda que a previsão da Índia da Reserva Rio das Cobras, aponta Braga como vencedor e que seus correligionários (percentual considerável dos votos) seguem seus palpites na hora de votar. O problema é que dizem também, que Braga não anda seguindo as orientações do grupo apoiador, como estes esperavam. Tem colocado em prática ideias pessoais e isto anda deixando o grupo aflito e com a sensação de insegurança no futuro.
A GREVE FOI SUSPENSA, MAS FUTURO DOS JOVENS SEGUE AMEAÇADO
Conforme explicou pedagogicamente a presidente da APP-Laranjeiras do Sul, Rosângela Rodrigues, em seu discurso no dia 15, em frente à Câmara de vereadores – quando começou uma greve dos professores em todo o Paraná – a reforma da previdência ataca duplamente a criança e o adolescente. Além de não poderem mais ter expectativa em se aposentar, com a permanência de profissionais até mais tarde nos postos de trabalho, não encontrarão vaga de emprego. “Motivos por si só suficientes para que a população se mobilize contra a reforma da previdência e vá às ruas”, ressaltou.
GOVERNO GOLPISTA INTENSIFICA DESIGUALDADES
A presença de crianças pedindo dinheiro nas rua de Laranjeiras do Sul, tem sido percebida com aumento nos últimos dias. Também vem aumentando o volume de moradores de rua, assim como pessoas buscando meio de subsistência que já haviam sido ultrapassados, como o serviço de engraxate e demanda por xácara e fazendas para cuidar, apenas para poder ter um teto e comida. Ledo engano dos irresponsáveis batedores de panelas, que agora se omitem como ratos. Triste!
*Colabore com sugestões e críticas a esta coluna. A identidade da fonte será preservada. Whatsapp (41) 98869 3611 ou serliandrade@comcafe.net.br