Relatos de uma visitante sobre a cultura do Paraguai: muito além de Ciudad del Este
A pedagoga Marli Roth é uma apaixonada pela America Latina, já tendo organizado viagens de excursão, de Laranjeiras do Sul para Argentina e Uruguai.
Nas férias do mês de Janeiro, fui com minha família e um casal de amigos (Celso Breda e Elvira Benitez) conhecer um pouco mais do nosso país vizinho, Paraguai. Aproveitando o momento para prestigiar o maior festival de música do país na cidade de Cazaapa: Ikua Bolaños. Foi um passeio cultural muito proveitoso! Observamos pelos caminhos como o povo tem orgulho de seu país e pelas estradas encontramos pinturas nos postes com as cores da bandeira, bem como outras formas de amor a pátria que visualizamos. Conversando com as pessoas percebe-se o quanto são conhecedoras da História do país, contam com tanta emoção, que parecem ter vivido os períodos históricos passados.
O jornalismo brasileiro acaba sempre associando o Paraguai com a imoralidade, ou seja, com a falsificação, contrabando, violência, esconderijo de traficantes, entre outras associações estereotipadas. Nesse sentido a população acaba reproduzindo essas ideias deturpadas. Muito importante seria se todas as pessoas tivessem oportunidade de conhecer um pouco mais esse país vizinho. Para isso seria importante realizar leituras e poder fazer um passeio, conhecendo sua cultura e aprendendo sobre sua história. Outro ponto importante que observamos, foi a maneira como nos acolheram pelos lugares que passamos. A magnitude de acolher uma pessoa desconhecida dentro de casa transcende o amor! Fomos muito bem acolhidos na casa onde nos
hospedamos, onde moram parentes de amigos. O sentimento imenso de gratidão e o conhecimento que adquirimos são muito valiosos. Em breve espero poder voltar para conhecer outros lugares, outras pessoas e mais histórias.
Marli, muchas gracias por tu comentario.
Solo una persona que entiende de cultura puede valorar y apreciar lo sencillo y profundo de cada pais.
Nuevamente, muchas gracias.
Vuelva pronto!!
Gracias Lídia! ❤️
Me deu vontade de conhecer o Paraguai depois desse relato!!!