Sala temática Luz, Vida, Tecnologia e Sociedade impressionou alunos do ensino fundamental que visitaram a UFFS
O experimento que permite ver exatamente a ação de bloqueio da luz ultravioleta, quando utilizamos o filtro solar, é um dos mais relevantes na conscientização sobre os perigos desse fator solar.
Alguns experimentos da disciplina de Física, que mostram fenômenos relacionados a luz, eletricidade e sua geração, bem como suas aplicações tecnológicas, importância na sociedade e relação com a vida foram apresentados a alunos e professores da rede pública de ensino, que visitaram a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, durante o V Seminário de Ensino e Pesquisa em Educação (SEPE), realizado de segunda-feira (19), até esta sexta-feira 23).De acordo com o professor de Física Geral, Dr. Gian Machado de Castro, a apresentação sobre) o que é luz? Luz e Vida, Luz e matéria e Luz e tecnologia foram dirigidas especialmente aos estudantes de ensino fundamental e médio da região. Tanto o laboratório de física, como os demais que expuseram experimentos práticos, assim como as salas temáticas dos cursos que foram apresentados ao público, tiveram um grande fluxo de visitações.
Dentre os exemplos práticos, a dispersão da luz. A luz se decompõe nas sete cores do arco ires (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) ao passar por um prisma; Disco de Newton – disco com as sete cores do arco ires, que ao girar faz com que os nossos olhos percebam as cores misturadas, parecendo ficar branco; Multiplicação de Imagens (espelhos planos paralelos) Dois espelhos planos, de frente um para o outro (paralelos), fazem com que a imagem de um objeto colocado entre eles se multiplique inúmeras vezes por múltiplas reflexões.
Outra experiência que chamava muito a atenção dos alunos foi Bobina de Tesla (descargas elétricas luminosas). Uma tensão de entrada de 20 volts (fornecida por uma fonte) e multiplicada pela bobina até atingir um valor aproximado de 100 mil volts, faz com que uma descarga elétrica atravesse o ar de um pólo para o outro, produzindo luminosidade e estalos.
Também de fácil assimilação, é o experimento Ímã e Bobina (princípio da indução eletromagnética) O campo magnético de um ímã em movimento através de uma bobina produz um movimento ordenado dos elétrons no fio condutor de cobre que compõem a bobina, ou seja, produz energia elétrica que faz LED’s piscarem. Esse fenômeno é conhecido como indução eletromagnética. Dínamo (gerador elétrico) Através do movimento de uma roda, faz-se uma bobina (rotor) girar dentro de um campo magnético de um ímã fixo (estator), produzindo energia elétrica. Está aplicação do princípio de indução eletromagnética é o modelo básico de qualquer gerador de energia elétrica.
Luz Negra – a luz negra é uma luz que não podemos enxergar. Trata-se de radiação ultra-violeta que é danosa para os seres vivos quando em excesso. O protetor solar bloqueia essa radiação, protegendo a nossa pele do excesso de ultra-violeta. Quando iluminamos um quadro branco com uma mensagem escrita com o protetor solar, nada vemos. Porém, ao o iluminarmos com luz negra a mensagem se revela! Bactérias, clorofila e vitaminas do complexo B, também interagem com a radiação ultra-violeta e produzem luminescência.