Tomás de Aquino: padroeiro das escolas públicas, professores e estudantes
Conhecido por ser o padroeiro das escolas públicas, professores e estudantes, Tomás de Aquino foi um notável professor de teologia e filosófia, além de poeta.
Fonte: Calendário Brasil
A data de 28 de janeiro é celebrada anualmente pela comunidade cristã, principalmente pela doutrina católica, homenageando as obras de um dos santos mais importantes do catolicismo: São Tomás de Aquino.
Tomás de Aquino também é considerado um dos primeiros a representar a escolástica, além de ter sido fundador da “escola tomista”. Decretado “doutor da Igreja”, Tomás D’Aquino foi canonizado pelo papa João XXII, em 18 de julho de 1323.
História de São Tomás de Aquino
Tomás de Aquino nasceu em 1225, na cidade de Roccasecca, na Itália, no seio de uma família nobre, os condes de Aquino. No entanto, Tomás sempre quis seguir o caminho da religiosidade, em oposição à vontade de sua família.
Tomás de Aquino foi orientado por um dos maiores nomes da filosófia aristotélica, Alberto Magno, na cidade alemã de Colônia. Chegou a ser professor nas mais importantes universidades da época, conselheiro do rei francês São Luiz, e dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X. Tomás de Aquino morreu em 7 de março de 1274. Algumas doutrinas religiosas celebram o Dia de São Tomás de Aquino em 7 de março, em homenagem a data de sua morte.
Oração de São Tomás de Aquino
“Criador inefável, tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, subtileza para interpretar, e graça abundante para falar. Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes. Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade. Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém”.