UFFS 8 anos de compromisso com o desenvolvimento regional
Fonte: Ass. UFFS
Abrangendo mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009, está inserida em uma região historicamente desassistida pelo poder público, especialmente com relação ao Ensino Superior.
Desde seu primeiro processo seletivo, a UFFS favoreceu o ingresso dos alunos oriundos da escola pública, reservando em torno de 90% das vagas na Graduação para estudantes que cursaram o Ensino Médio exclusivamente em escola pública. Isso reafirma o compromisso em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade.
Completando 8 anos em 2017, a UFFS conta com mais de 40 cursos de Graduação e já ultrapassou a marca de 7 mil alunos. Além da Graduação, oferece oportunidades em cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização (lato sensu), Mestrado e Doutorado (stricto sensu).
Em Laranjeiras do Sul, a Instituição iniciou suas atividades em estrutura provisória no ano de 2010 e, em abril de 2013, passou para o Campus definitivo.Atualmente o Campus oferta seis cursos de graduação: Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais.
Além dos cursos de Graduação, o Campus Laranjeiras do Sul oferta quatro pós-graduações: duas especializações lato sensu Educação do Campo e Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios; e dois mestrados stricto sensu Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atualmente o Campus conta com, aproximadamente, 1.200 estudantes matriculados e mais de 190 trabalhadores, entre servidores docentes e técnico-administrativos, estagiários e terceirizados.
A diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, relata que o primeiro grande avanço trazido pela UFFS para a região da Cantuquiriguaçu foi a possibilidade para que jovens e adultos dessa região possam cursar o Ensino superior gratuito em uma universidade federal. Ela destaca que a UFFS tem colocado no mercado de trabalho, nas cooperativas, associações e instituições, profissionais que estão preparados para contribuir e para melhorar as condições de geração de emprego e renda na região.
Conforme a diretora, o Ensino é um dos pontos de atuação para a melhoria do desenvolvimento regional, mas as atividades de Extensão também contribuem para isso. “A Extensão é um braço da Universidade, na qual há inúmeros projetos que atendem a comunidade regional, sejam associações de produtores, do meio urbano ou rural, agricultores, camponeses, os quais têm em seu dia a dia alguma dificuldade e, com o conhecimento dos nossos professores e estudantes, estão conseguindo superá-las e gerar melhorias e maior renda para as famílias”, explica Janete. Junto às prefeituras, há projetos de formação continuada para os professores, os quais contribuem para a melhoria do ensino ofertado para os estudantes das escolas públicas da região, destaca Janete. Ela salienta ainda que a Pesquisa é outro eixo de atuação que contribui para o desenvolvimento regional, uma vez que são realizados estudos qualificados que trazem avanços importantes para a região relata Janete.
“É certo que ainda temos muito a fazer, mas estamos trabalhando com dedicação e já conquistamos resultados positivos. Um exemplo é o resultado da avaliação do curso de Agronomia no Enade, publicado no início deste mês, no qual o curso do Campus Laranjeiras do Sul ficou classificado entre os 10 melhores cursos de Agronomia do Brasil, sendo que são ofertados 288 cursos de Agronomia no país todo. Isso com certeza reflete a qualidade do nosso trabalho e a qualidade dos estudantes que estamos preparando para atuarem profissionalmente. Esses são alguns exemplos de como estamos trabalhando para o desenvolvimento da região”, salienta a Janete.
Para quem não conhece a UFFS, a diretora faz um convite: “A UFFS é uma Instituição pública que está de portas abertas para receber toda a população que queira nos visitar. Será um prazer recebê-los”. Para uma visita guiada, entre em contato pelos telefones 42 3635 0080 ou 3635 0010.