Volta às aulas movimenta escolares do campo e cidade em Laranjeiras do Sul
Os 1.425 alunos da Educação Infantil e 2.300 das séries iniciais, somando um total de 3.725 crianças que retornaram ou iniciaram o ano letivo, em Laranjeiras do Sul, foram recebidos com normalidade.
De acordo com o departamento pedagógico da secretaria municipal de Educação de Laranjeiras do Sul, a volta às aulas, nesta segunda-feira (15), foi dentro d planejamento. “A Lei 12.796/13, que já cumpriu o prazo de carência para adaptação e agora está obrigatoriamente em vigor, diz que toda a criança com quatro anos completos, devem estar matriculadas e estudando, até o dia 31 de março de 2016. A maioria das nossas vagas já foram preenchidas, e os casos que surgirem, vamos procurar a vaga mais adequada”, disse a pedagoga Ana Paula Madra Perussulo.
Com relação à vagas, o departamento de pedagogia diz que é possível que ainda surjam casos que exijam compatibilizar a vaga com o transporte escolar, isto para os alunos do interior. “Reforçamos aos pais que a lei em vigor, prevê que toda a criança a partir dos quatro anos precisa estar na escola. Caso algum pai ou mãe ainda não estiverem com vaga garantida, que procurem a secretaria, que fica próximo à prefeitura, e encontraremos uma solução”, destaca a secretária municipal de Educação, Rudivane Valiati.
A agente de saúde, Virlene Jacuboski, moradora do Rio Xagu, procurou a secretaria para pedir uma vaga em escola onde o transporte escolar seja possível, para matricular seu filho de quatro anos, o que já estava sendo ajustado pela secretaria. “Encontrei uma vaga. Agora vim aqui para ver se a secretaria pode pedir para o transporte escolar mudar a rota e deixar meu filho lá. Senão fosse a lei, ia deixar ele com a minha mãe. Mas agora é obrigado, né”, comenta Virlene.
Escola Leocádio José Correia
Com a reforma do telhado sendo concluída, professores, direção e alunos dizem estar felizes em saber que não precisarão fugir das goteiras, quando chover, neste ano letivo. “Nossa escola é muito procurada. temos muitos alunos do interior que são atendidos aqui, a exemplo das crianças do Assentamento 8 de Junho, que estudam aqui, enquanto é construída uma escola na comunidade. Já chegamos a ter 500 alunos aqui. Por isso essa reforma no telhado foi tão importante”, comemora a
diretora Maristela Piasecki. Ela disse ainda que a instituição conta com uma APMF unida e integrada, que contribui e participa, o que resulta em algumas melhorias que fazem por conta, a exemplo da troca de uma parte do piso e cobertura de saída para a rua.
A animação pelas melhorias na escola era sentida também nos professores que receberam os alunos com a disciplina de sempre, mas com mimos e diversão, a exemplo da turma 1º B, que ganharam desenho de aranha no rosto.
“Na parte interna da escola temos bons equipamentos como TVS, computadores e infraestrutura básica. Foram viabilizados pelo Programa Mais Educação do Governo Federal, que trazia projetos interessantes, mas agora, parece que foi cessado”, complementa a diretora.
A Escola Leocádio Correia está atualmente, com 410 alunos matriculados. Ainda tem vagas, apenas nas turmas de 2º ano, das séries iniciais.